Pinterest - Rede social só pra mulheres

sábado, 25 de fevereiro de 2012







Se você, leitor, ainda não ouviu falar do Pinterest, é muito provável que pertença ao sexo masculino. Sendo mulher, a chance de já conhecer - e gostar - da rede social que vem se tornando sensação na internet é bem maior:  58% da audiência do site é feminina, assim como 97% dos fãs que usam o Pinterest pelo Facebook, segundo dados da Experian Hitwise e do Mashable.
O nome já dá pistas de como o Pinterest funciona: pin (alfinete, em inglês) e interest (interesse), uma alusão direta a um painel de imagens, daqueles que a gente coloca fotos, recados e desenhos curiosos. Só que na rede, esse mural ganha uma repaginada e também pode ser organizado por temas.
O design clean tem despertado o interesse de marcas do segmento de moda, decoração e culinária, que apostam na capacidade de compartilhamento de imagens da rede para divulgar seus produtos. A GapKate Spade e Bergdorf Goodman já ingressaram na rede, assim como as revistas LifeNewsweek e Time. O Wall Street Journal vai usar o Pinterest até amanhã na cobertura da Semana de Moda de Nova York. Já o New York Times anunciou que pretende aderir à rede, mas ainda não definiu data para a estreia, segundo o Nieman Lab, projeto de jornalismo digital da universidade Harvard.
A  rede também tem potencial para a área comercial. Na seção 'Gifts', é possível encontrar opções de presentes por faixa de preço. Ao clicar no produto, o usuário é levado para o site da loja. De acordo com um relatório da empresa Shareaholic, o Pinterest já se compara ao Twitter no direcionamento de acesso para lojas nos Estados Unidos (3,6%).
E os números não deixam dúvidas: o Pinterest gerou mais tráfego de referência na web do que gigantes como Google +, You Tube, LinkedIn e o MySpace durante o mês de janeiro, de acordo com o Sharseaholi, especializado em métricas sobre redes sociais. A evolução do número de usuários também surpreende. Criado em 2010, o Pinterest conta hoje com mais de 4,8 milhões de cadastros, de acordo com a consultoria comScore.  Para efeito de comparação, o Google+ declara 90 milhões de usuários, enquanto o Facebook, líder no segmento, agrega 845 milhões.
Saiba como funciona
Se você quer se aventurar pelo Pinterest, é preciso ter um convite ou solicitar o ingresso na página inicial do rede. Nesta última, porém, a resposta pode levar alguns dias para chegar. Para conhecer, não precisa esperar: dá para visitar os 'pins' de outros usuários e ter uma ideia de como funciona. À primeira vista, o site parece um grande mural de fotos, desorganizado -- mas nada que não possa ser superado após alguns cliques.
O pin pode ser uma foto ou um link correspondente ao site de onde ela foi tirada. Ali, dá para postar comentários, curtir ou dar um 'repin', que significa compartilhar o conteúdo. É possível ainda fazer a busca por assunto - como gastronomia, moda, produtos, esportes e viagens. No seu perfil, é permitido categorizar as imagens nos chamados 'pin boards', espécie de pastas.

Fonte: O Globo


0 comentários:

Postar um comentário